quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Trânsito X Stress


Feliz daquele q não perde preciosas horas do dia no trânsito. Pro resto dos mortais, muitas vezes sobram dores nas costas, pescoço rígido, pernas pesadas, tensão enfim, um stress danado, e q vai se acumulando se for diário.


Para amenizar esse desconforto e quetais de ansiedade, o bom e infalível exercício físico é a pedida, pois fortalece corpo e mente.


Para a educadora física Sônia de Castilho, coordenadora de atividades desportivas da Associação de Diabetes Juvenil, o melhor exercício é aquele q dá prazer em quem o pratica, pois aí diminui-se o risco de abandono da atividade.


A atividade física faz o corpo aumentar a liberação de serotonina (substância q acalma, relaxa e diminui a ansiedade) e de endorfina (q traz prazer e bem-estar) - e isso ajuda no combate ao stress. A prática regular tb ameniza a insônia (geralmente associada ao stress), melhora a postura e reduz dores articulares e lombares.

Para a profissional, qq atividade física é benéfica no combate ao stress, tanto pelos motivos acima, qto pelo contentamento em se fazer algo prazeroso e q ainda promove uma maior qualidade de vida.


Para quem passa horas na imobilidade e nos momentos repetitivos do carro, a musculação e o alongamento fazem mto bem às articulações. Fortalecer os músculos q sustentam a coluna é fundamental para evitar dores nas costas, pricipalmente na região lombar.



Existem tb movimentos q podem ser feitos dentro do carro e q ajudam a aliviar as tensões:

* Alongar os braços à frente do corpo, com mãos as unidas e as palmas em direção ao volante.

* Fazer movimentos circulares com os pulsos, para ambos os lados, sem esquecer de movimentar tb os dedos.

* Girar os ombros, pra trás e depois pra frente.

* Mover os tornozelos para um lado e depois pro outro (extensão e flexão).

* Esticar os braços em direção ao teto do carro.

* Movimentar o pescoço para os lados, pra cima e pra baixo.



Nota: os momentos no trânsito melhoram mto se vc for a feliz proprietária daquele carrinho de 600 mil, q tem 5 níveis de massagem no banco...

Nenhum comentário:

Postar um comentário