terça-feira, 5 de outubro de 2010

Propriedades das Frutas e o Peso


Frutas e verduras são parte de uma alimentação saudável - todos sabem.

Mas qual a função específica de cada fruta no organismo?


Existem frutas q, por seus componentes, são mais eficazes no controle de peso. São as pobres em calorias e ricas em nutrientes como vitaminas, minerais e fibras. Mas o grande diferencial dessas frutas é a abundãncia de água, que ajuda na sensação de saciedade e estimula a função renal.


Para conseguir suprir o organismo com tds os nutrientes necessários, o ideal é variar na escolha das frutas (não ficar num único tipo, se é q me entende).


* Framboesa: ok, é difícil de achar, mas não te micha pq é uma poderosa aliada no combate à gordura localizada (acelera o metabolismo), e seu alto teor de fibras tb acelera o trânsito intestinal. Tem baixo índice glicêmico e é composta por diversas vitaminas e nutrientes. Ideal consumir 3 X semana.

* Abacaxi: rico em fibras, sacia e diminui o apetite. Melhora o intestino e ajuda a desinchar a barriga. Pobre em calorias, é fonte de nutrientes essenciais (auxilia na digestão) e tem ação anti-inflamatória. Tem alto teor de potássio, o q ajuda na não retenção de líquidos.

* Maçã: ingerida uns 20 min. antes das refeições tem grande ação no controle da fome. Reduz a acidez estomacal, a síndrome do intestino irritável e a pectina acelera o trânsito intestinal (evitando os gases e dificultando a absorção de gorduras). A pectina tb reduz a absorção dos carboidratos ingeridos, diminuindo a quantidade de gordura q o corpo estoca. Tem ação diurética.

* Cajú: bem difícil de achar aqui pros lados do Sul, mas vale a busca Tem mta vitamina C, o q ajuda a desinchar o corpo, além de ser um potente antioxidante. Alto conteúdo de fibras, o q estimula os sistemas digestivo e intestinal. Alta concentração de nutrientes diversos.

* Mamão: contém papaína, enzima q auxilia na digestão e absorção dos nutrientes pelo organismo. È rico em fibras e tem propriedades laxantes, além de estimular a função intestinal. Sua versão verde é grande fonte de papaína e é mto usada na produção de doces em calda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário