sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O Açaí




Eta mundão grande esse Brasil, cada região com seus hábitos e culturas tão distintos.



Tem uma fruta q faz o maior sucesso lá pra cima (e começa bem pertinho, logo ali em SC, e se espraia pro resto do mapa... mundi) mas aqui no RGS nunca engrenou muito na preferência do povo: o AÇAÍ.


Na real, tem aceitação e faz parte dos hábitos alimentares de uma minoria. Até existem alguns pontos de venda, q não são muitos (lojas, academias, mercados) e incrementados principalmente no verão, mas a maioria dos gaúchos desconhece o gosto e o poder da fruta.




Recentemente o açaí teve destaque no jornal The New York Times e alçado a "superfruto global".


Vem de uma árvore chamada açaizeiro, que cresce exclusivamente na Amazônia, e é considerado verdadeiro campeão de saúde ( tb batizado de "vinho da Amazônia").


Os especialistas babam pela fruta, considerada superalimento por seus inúmeros nutrientes, capazes de suprir quase todas as necessidades do corpo humano. É uma das mais completas do planeta, rica em proteínas, lipídios insaturados, vitaminas diversas, fibras, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, ferro (UFA!) e outros minerais.




O fruto começou a ser exportado a partir de 2000, saindo do Pará (q possui mais de 90% da produção nacional).
Graças a suas propriedades antioxidantes, o açaí tem subido muito de conceito nos mercados internacionais e seus benefícios cada vez mais estudados.


É comprovado q o consumo melhora a saúde cardiovascular (tanto a pressão arterial, qto os níveis de colesterol, a glicose e os triglicerídeos), além de ter propriedades antiinflamatórias. Tem um teste q mede a capacidade antioxidante de um produto: o açaí obteve 1027 pontos - até então, a fruta com maior poder era a amora, com 95 pontos.

Mas tantos benefícios tem um peso: cada 100 gr. de polpa contém aproximadamente 349 calorias.




A cor roxa vem das antocianinas, q são anti-radicais livres.
E é lógico q o mercado de cosméticos tratou de correr atrás dessa maravilha.

A festejada marca americana Kiehl's lançou uma linha de cremes antienvelhecimento, a Açaí Dermage, e escalou a atriz Julianne Moore como garota-propaganda.
Aqui, a linha Natura Ekos produziu toda uma coleção de produtos de banho com óleos de açaí.


O melhor de tudo é q os brasileiros podem consumir a fruta in natura, mantendo com isso todas as suas propriedades. Fora do país, consome-se o fruto seco, em sucos ou cápsulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário