segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Horta em Casa



















Para os adeptos em colher sabor e saúde direto de casa, cultivar temperos e hortaliças é ótima opção, mesmo pra quem mora em apartamento ou não tem mto espaço pras lides do campo.



Algumas dicas são fundamentais pro sucesso da plantação:

1) Local: não é preciso grandes espaços, serve até o parapeito da janela, onde as mudas possam pegar algumas horas de sol direto e rega diária para q se desenvolvam. Uma dica é fazer um furo no fundo do recipiente onde ficarão, para drenar a água e não encharcar demais.


2) Mudas Diversas: Jardineiras são ótimas para driblar a falta de espaço e podem abrigar diversos tipos de mudas juntas. Mas atenção: algumas podem ficar juntas e outras não A hortelã, por exemplo, tem raízes invasoras e pode destruir outras espécies - portanto, deve ficar num vaso separada. A salsinha tb deve ser plantada individualmente, até pq se usa mais.


3) Adubos naturais: sendo caseira, a horta pode se dar ao luxo de ser orgânica ; ) ! Podem ser usados torta de nim (q aduba e afasta as pragas), húmus de minhoca OU torta de mamona (faz com q as folhas fiquem fortes e robustas, mas cuidado pq é tóxica para bichos e crianças), torta de algodão, ou a velha e boa compostagem.


4) Folhas + Aromáticas: se quiser consumir folhas cheirosas, pode com frequência as flores do manjericão (eles roubam o aroma das folhas).


5) Cozinha experimental: aposte em espécies diferentes para plantar, isso garante sabores e cores novos aos seus pratos.


6) Luz: um local ideal para plantar é aquele q garante umas 4 horas de sol diário, além de certa proteção qto ao vento e às intempéries. Lavanda, tomilho, capim-limão e citronela são bem resistentes.


7) Drenagem: um vaso com boa drenagem exclui um dos grandes problemas: o apodrecimento da raiz. Faça um furo (ou vários) no fundo do local escolhido, terra adubada, argila expandida (são aquelas bolinhas) e areia. A argila deve ser colocada no fundo do vaso para conter a terra e evitar o entupimento do furo. A areia é posta sobre a argila expandida, pra filtar a água. Por fim, tire a muda da embalagem, centralize no vaso e complete com terra. Regue com água e, se for preciso, coloque mais terra.


8) Poda: para ter ervas verdejantes é só simples: qto mais consumir, maior é o estímulo à produção de novas folhas. Se não forem usadas, vão murchar e secar. Nesse caso, o melhor é radicalizar, dar uma boa podada, q logo as folhas despontarão novamente.


9) Hortaliças protegidas: se as lagartas não dão trégua em algumas espécies (como couve, por exemplo), plante intercalada com capuchinha (uma planta q produz flores comestíveis e q costuma ser mto apreciada pelas larvas). Plante a capuchinha intercalada com outras verduras.


10) Solo: 70% do sucesso da horta deve-se ao preparo do solo, por isso a terra precisa de uma adubação equilibrada. Misture 2 partes de terra comum, uma parte de composto orgãnico (pode ser húmus de minhoca) e uma parte de areia. O solo deve estar fofo para q as pequenas raízes encontrem espaço livre para crescer.



E aprecie sem moderação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário