domingo, 31 de outubro de 2010

Halloween
















Gostosuras ou travessuras?



Quem nunca viu filmezinho americano com alguma criancinha fofa fantasiada de abóbora, bruxa ou fantasminha, e recitando a frase na porta de um vizinho?

Pois a cena vai se repetir hoje, feriado do Dia das Bruxas, o Halloween, q surgiu da mistura de práticas culturais antigas celtas, católicas e romanas, rituais religiosos e tradições européias, q foram se misturando no decorrer dos anos, desde a Antiguidade, até ficar como conhecemos.


Reza a lenda q o Helloween não tinha relação com as bruxas, era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro, e q marcava o fim do verão.


A relação com as bruxas teria começado nos julgamentos da Inquisição, qdo se condenavam homens e mulheres q fossem considerados curandeiros ou pagãos. Os suspeitos eram tachados como bruxos (as) e queimados na fogueira.

A comemoração, popularizada e exportada pelos Estados Unidos, foi levada pelos emigrantes irlandeses no século XIX.



Mas pouco tem a ver com a forma que o Helloween é comemorado atualmente. Elementos foram incorporados, como os disfarces, mas segue o folclore em torno da bruxaria, com fantasias e enfeites em torno de gato preto, vampiros, fantasmas, monstros. A clássica lanterna de abóbora é chamada de "Jack O'lantern" , um avarento de má reputação q fugia das maldições enganando o diabo. Ao deixar o inferno, o diabo teria lhe dado uma brasa para iluminar seus caminhos. Jack colocou a brasa dentro de um nabo oco e saiu vagando pelo mundo.



Outra clássica é o "Trick or treat?", o popular "Gostosuras ou travessuras?", dita pelas crianças q saem pelas redondezas de seus bairros pedindo doces ao vizinhos. Caso o vizinho não tenha, as crianças assustam as pessoas com máscaras e fantasias ou fazem algum tipo de brincadeira. Dizem q a prática vem lá da Idade Média, do Dia de Finados, onde era costume fazer o 'bolo das almas'. Os pequenos iam de porta em porta pedir o bolo e, para cada um q ganhasse, eles deveriam fazer uma oração para um familiar morto da pessoa q lhe deu o bolo.


Há quem defenda q a data não tem nada a ver com a cultura do Brasil, q o nosso folclore já é mto rico e deveria ser mais explorado, etc e tal. Por isso, em 2005 foi criado o "Dia do Saci" , tb comemorado em 31 de outubro.

2 comentários:

  1. Então...que hoje, amanhã e sempre estejamos conectados com a nossa magia interna que é capaz de transformar tudo ao nosso redor!!! Ventos de vassourinha pra vocês!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas informações sobre clinica estetica bh. Obrigada!

    ResponderExcluir