quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Efeito Sanfona




Quem não conhece ou não ouviu falar sobre o famigerado efeito sanfona?




Depois de todo o esforço pra fazer aquela dieta e finalmente em paz com a balança, dá arrepio só de pensar na ameaça da volta dos quilinhos a mais - o q pode comprometer até a autoestima da pessoa.


O problema parece ser comportamental: ao chegar no peso ideal mtos acham q podem relaxar na alimentação e nos exercícios físicos.

Aí vai tudo por morro abaixo .... de novo ...


E qdo o problema é recorrente, então, além da saúde ser afetada, tb aparecem os problemas estéticos, como flacidez e estrias.


O fisiologista e personal trainer Givanildo Holanda Matias enumera os pepinos do efeito sanfona: aumento na pressão arterial, diabetes, síndrome metabólica, distúrbio hormonais e problemas ortopédicos os principais vilões, tanto em adultos qto em crianças.




VADE RETRO, EFEITO SANFONA!

* Mantenha o equilíbrio entre atividade física, exercícios e dieta.
Atividade física é todo movimento corporal voluntário, q eleva os gastos energéticos além dos níveis de repouso, como caminhada para a escola, atividades domésticas e no trabalho, etc.
Exercício físico é o movimento realizado com planejamento, programação e com objetivo específico, tipo natação, corrida, ginástica.
Não adianta se matar na academia e passar o restante do tempo sentado, largado no ócio, mesmo q criativo. O ideal é combinar as atividades, realizando-as em turnos.
No mais, o exercício fisico faz parte da adoção de um estilo de vida saudável - se parar, vai ganhar peso e perder saúde.


* Finais de semana: cuidado com aquela lenda de q no finde pode tudo, inclusive se perder naquela pizza vazando queijo e molhada pelo choppinho. Vai botar tudo a perder?
Vale aqui o "sempre alerta!" dos escoteiros.


* Álcool e fumo: evite, lógico! Ter bons momentos de sono e de lazer ajudam na manutenção do peso.


* Mantenha o programa alimentar e físico: sim, por uns 6 meses, continue se puxando como fazia no auge da dieta. Esse é o tempo q o organismo leva para se adaptar ao seu novo peso.
Tá bem, até vale abrir um tantinho a guarda de vez em qdo, afinal ninguém é de ferro, mas XÔ gula danada, fique longe do diabinho q diz "mas é só uma barrinha", OU "hoje tá chovendo e não preciso me exercitar". É a matemática do equilíbrio entre a ingestão e o gasto de calorias, não tem erro.


* Aprenda com os erros: se conseguiu emagrecer, o q aconteceu para engordar de novo? Mapeie cada passo e siga o caminho inverso,.

* Reeducação alimentar: é uma das chaves do sucesso e da qualidade de vida como um todo. Os novos hábitos devem ser adquiridos aos poucos, desta forma fica mais fácil de se tornarem parte da rotina.


* O processo: perder peso é um processo contínuo e ininterrupto - ou seja, não adianta se matar na academia no verão e hibernar no inverno comendo guloseimas debaixo das cobertas. A eliminação do peso não acontece de uma hora pra outra, o metabolismo demora um pouco para se adaptar aos novos hábitos.


* Família: ajuda mto se todos se engajarem nos novos hábitos, é um fator estimulador q traz benefícios para td a família.


* Atividades Físicas: antes de qq coisa deve-se passar pela avaliação de um especialista, verificar as condições de saúde e depois elaborar um programa dinâmico e diversificado de exercícios. Tenha bom senso q a prática inadequada é um tiro no pé, faz mais mal do q bem. Outra coisa: escolha alguma atividade q lhe dê prazer, que agrade seu dia, só obrigação ninguém merece.


* Um dia de cada vez: mudanças graduais exigem certo sacrifício no início mas, com o tempo, o organismo se acostuma e aí é só correr pro abraço. Mta calma nessa hora!
Vale deixar o carro em casa e ir a pé qdo o percurso for curto, subir a escada em vez de pegar carona no elevador, levar o cachorro pra passear, dançar bastante, brincar com as crianças - tudo q dê um refresco nas ideias e movimente o corpo.



Seja feliz e carpe diem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário