terça-feira, 19 de outubro de 2010

Celulite X Intestino


Sabia q a celulite pode estar associada ao mau funcionamento do intestino?


Segundo a nutricionista Flavia Moraes, uma dieta saúdável e o bom funcionamento do intestino (com a flora intestinal equilibrada) são grandes aliados no combate à celulite.

As pricipais causas da celulite são: predisposição genética, sedentarismo e dieta desequilibrada.


O empobrecimento da flora intestinal é conhecido como disbiose intestinal. Ela aumenta a absorção de moléculas grandes pelo intestino, o q prejudica a circulação, pode causar edemas e piorar a celulite.


Fatores q podem levar à disbiose intestinal:

* Uso indiscriminado de antibióticos, de antinflamatórios hormonais e de não hormonais;

* Alergias alimentares;

* Abuso de laxantes;

* Nutrição pobre, com grande consumo de alimentos processados e não crus;

* Exposição a toxinas ambientais;

* Doenças como câncer e Aids;

* Disfunções do fígado e pâncreas;

* Alteração do PH gastrointestinal;

* Estresse;

* Diverticulose.



Para tratar o problema, é essencial excluir da dieta os alimentos que causam alergias (dentre os mais comuns estão o trigo/glúten e o leite). É aconselhado o uso de alimentos ou suplementos com probióticos (q são bactérias boas q fortalecem o sistema intestinal).

A constipação intestinal tb favorece o acúmulo de toxinas no corpo - daí a importância do consumo diáriode alimentos ricos em fibras, como os cereais, farelo de aveia, semente de linhaça, frutas e verduras in natura.



Como não existe uma fórmula mágica para acabar com a celulite, o ideal é combinar uma dieta saudável e balanceada, prática de exercicios físicos e alguns tratamentos estéticos feitos com profissional capacitado.

Para diminuir a aparência de casca de laranja da pele, é preciso eliminar as toxinas acumuladas no corpo. Isso deve ser feito através da ingestão de líquidos (para hidratar o corpo), uns 2 litros diários, de preferência àgua mineral, mas tb sucos orgânicos e água de coco podem ser boas alternativas.

Outra medida é reduzir o consumo de sódio, já falado aqui trocentas vezes, pois ele provoca a retenção de líquidos (muito sal, enlatados, embutidos, conservas, alimentos industrializados, etc). Prefira o sal light (tem a metade de sódio na composição) e os alimentos e temperos naturais.

As frutas e os legumes com batante água hidratam e desintoxicam o organismo, como a melancia, o abacaxi, as frutas cítricas e o pepino.



INCLUIR OU EXCLUIR DA DIETA:

* Chá de cavalinha: boa fonte de silício (mineral envolvido na produção de colágeno).

* Uva escura, azeite de oliva extravirgem e cacau: são fontes de antioxidantes (diminuem a ação dos radicias livres) q melhoram a circulação e melhoram a textura e a aparência da pele.

* Oleaginosas (como a castanha, fonte de selênio), fontes de Vitamina A (tomate, cenoura, vegetais verde escuros), fontes de Vitamina C (frutas cítricas, acerola, morango, goiaba e caju - estimulam a produção de colágeno, proteína q melhora a firmeza e elasticidade da pele), frutas vermelhas q são boas fontes de antocianina (como amora, framboesa e mirtilo).

* Ômega 3: presente nas semetes e no óleo de linhaça, óleo de peixe, semente de abóbora e macadãmia - ótimos antioxidantes, q tb tratam as rugas e as manchas da pele.

* Diminuir o consumo de cafeína e bebidas alcoólicas, pois provocam a constrição dos pequenos vasos sanguíneos, dificultando a circulação e favorecendo o inchaço q piora a celulite.




CUIDADOS COM A PELE:

* A pele deve estar preparada para receber os cremes de tratamento, assim os agentes ativos tem melhor penetração e efeito.

* Use uma bucha vegetal no banho e faça uma esfoliação na pele 1 vez por semana. Pode misturar azeite de oliva e farelo de aveia e aplicar na pele em movimentois suaves e circulares. Essa esfoliação vai ajudar a remover as células mortas e vai melhorar a absorção dos cremes de tratamento.

* Caminhadas são sempre bem-vindas, desde q feitas com calçados apropriados e supervisão/acompanhamento de um profissional.

* Drenagem Linfática: importante aliada no combate à celulite, pode ser feita manualmente e/ou com equipamentos (mas sempre com profissional capacitado!).

Outros tratamentos e técnicas combinadas entre si tb podem ajudar a ter uma pele mais lisinha e livre do aspecto casca de laranja.

Faça uma avaliação profissional e conheça o local escolhido antes de iniciar qq tratamento.



Desfile com saúde no verão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário