sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ao Mestre com Carinho


Hoje é o dia deles, personagens tão fundamentais na vida da gente.


A profissão de Professor (com "P" bem grande) é uma missão e um sacerdócio (clichê até a última letrinha, mas real) - sabe bem disso quem teve a sorte de conviver com algum além da sala de aula.

Aposto q não existe ninguém q não se lembre de pelo menos um(a) mestre(a), pelos mais variados motivos.


Pra ilustrar essa opinião e homenageá-los, existem alguns que tranformam os hospitais em salas de aula, pois no Brasil saõ 22 mil estudantes em classes hospitalares. O objetivo é fazer com q a criança em idade escolar continue o aprendizado, mesmo q internada.


Mais do q giz ou apagador, os Profes precisam doar carinho e habilidade para lidar com alunos q, debilitados, precisam interromper para tomar medicamentos, sentem algum tipo de dor ou incômodo, ou até mesmo estão ali há mto tempo.



Em hospitais de SP o atendimento é garantido por meio de uma lei estadual, e conta com 50 classes e 50 profissionais exclusivos atuando no projeto.

O trabalho começa a partir do 15º dia de internação, a participação não é obrigatória e qq um pode ter acesso, independente da doença, mas desde que queira.

Como a rotatividade de alunos é grande e as faixas etárias são diversas, é necessário criatividade e jogo de cintura - além de equilíbrio para levar em frente essa missão.

Pesquisas indicam q com as aulas as crianças se recuperam mais rápido e passam menos tempo internadas - pois o foco deixa de ser a doença.
Depois dessa aula de solidariedade ao próximo e amor pelo q se faz, vou puxar na memória aqueles cartazes q fazíamos na escola e gritar, como nos jograis:
"VIVA O DIA DO PROFESSOR!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário